• Contribui com a aprendizagem e conhecimento de forma global dos discentes;
• Ser um Centro Educacional de referência Inovador em suas práticas pedagógicas e na formação de cidadãos críticos, conscientes, reflexivos e empreendedores.
Oferecer uma educação inovadora com qualidade, fundamentada na inclusão educacional que promova a excelência humana e o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
• Comprometimento Pessoal e Coletivo
• Respeito e Diferenças;
• Solidariedade e Humanização:
• Fé e Justiça;
• Ética;
• Cooperação;
• Difusão Intercultural;
• Responsabilidade social;
• Participação da Comunidade.
HISTÓRICO
A Escola Coelho Neto tem como gestora a professora Francisca Ferreira Coelho Mestra em Ciências da Educação, Historiadora, Psicopedagoga Institucional Pós-Graduada em Supervisão Escolar e em Educação Especial.
A Ata de fundação desta escola é datada de 20 de novembro de 1981, para funcionamento na Rua José Bonifácio nº 540, no Bairro Mercadinho na cidade de Imperatriz-Ma, com os cursos:
1_ Pré-Escolar_ Jardim e Alfabetização;
2_ Ensino de 1º Grau _ 1ª a 8ª série.
A reunião de fundação foi presidida pela Diretora Francisca Ferreira Coelho que encerrou dizendo a seguinte frase: “Não devemos esperar recompensas pessoais daquilo que fazemos pelo bem comum, notadamente quando se prega pela causa do ensino. ”
A escola iniciou suas atividades educacionais em 20 de fevereiro de 1982, tendo aprovação prévia do Conselho Estadual de Educação do Maranhão através da Resolução nº 281/82 para ministrar os cursos Pré-Escolar e 1º grau _ 1ª a 8ª série.
Em seguida os cursos foram autorizados para funcionamento pelas Resoluções: 141/84 - CEE-MA – autorizou o Pré-Escolar; 142/81 - CEE-MA - autorizou o 1º grau _ 1ª à 8ª serie.
Em 1985, o Curso de 1º Grau _ 1ª a 8ª série é reconhecido pela Resolução nº 268/85-CEE-MA. Em 1986, por meio da Resolução nº 253/86 CEE-MA, a escola já estando localizado na Rua Rio Grande do Norte nº 1535 bairro mercadinho, em Imperatriz-Ma, recebe autorização do Conselho Estadual de Educação do Maranhão para funcionamento do Curso de 2º Grau nas Habilitações de Técnico em Contabilidade e Assistente de Administração.
Em 1988, através da resolução 81/88 CEE-MA é reconhecido os Cursos de 2º Grau nas habilitações acima citada.
Em 1990, pela Resolução nº 031/90, a escola recebeu autorização do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, para funcionamento do curso de 2º grau Formação Geral e Magistério de 1º grau – 1ª a 4ª série.
Em 1993 através da Resolução nº 233/93 CEE-MA, a escola recebe o reconhecimento do Ensino Médio Educação Geral e da Habilitação Formação para o Magistério de 1º Grau – 1ª a 4ª serie.
Em 1997, a escola recebe do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, autorização de funcionamento do Ensino Fundamental - 1ª a 8ª série (Supletivo). Na Modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), através da Resolução nº 157/97.
Ainda em 1997 a escola recebe também a aprovação do adendo ao Regimento Escolar pela Resolução 157-A/97 CEE-MA.
Em 2000, a escola passou a funcionar com entrada pela Rua Paraíba nº 1518, no bairro mercadinho ficando a entrada da Rua Rio Grande do Norte para a Educação Infantil. Neste mesmo ano o curso de Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série oferecido em duas etapas na modalidade de jovens e Adultos é reconhecido através da Resolução nº 244/2000 CEE-MA.
Ainda no ano 2000, a escola recebe do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, a autorização de funcionamento do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, através da Resolução nº 245/2000 CEE-MA, recebendo também aprovação dos Quadros Curriculares do Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade acima citado, por meio da Resolução nº 246/2000 CEE-MA.
Em 2005 o Curso de Ensino Médio na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA recebe o reconhecimento pela Resolução nº 005/2005-CEE-MA, assim como autorização para convalidar estudos anteriores realizados por discentes matriculados no Ensino Médio na referida modalidade, com frequência e aproveitamento.
Em 2011, a escola é autorizada pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão, para funcionar com os Cursos Técnicos Profissionalizantes de nível médio com Habilitação em Administração e Contabilidade por meio da Resolução nº 169/2011 CEE-MA. Resolução esta que autorizou a convalidação dos estudos realizados por alunos matriculados em períodos anteriores a aprovação da presente resolução. Atualmente estes cursos se encontram parados, no entanto, a escola pretende em um curto espaço de tempo retomar com o funcionamento dos mesmos.
Em 2014, a escola recebe pelo parecer nº 317/2013, e a resolução nº 264/2013 CEE-MA, a autorização de funcionamento por 1 (um) ano e 6 (seis) meses os Cursos:
a) Técnico em Edificações, com 1400 horas, sendo 300h de estágio profissional, na área da Construção Civil, do Catalogo Nacional de Cursos Técnicos, com itinerário formativo em:
Assistente Técnico em topografia - 400 horas;
Assistente Técnico em Formações Prediais - 400 horas;
Técnico em Edificações 400 horas;
b) Curso de Secretariado da área de Gestão do Catalogo Nacional de Cursos Técnicos, com 800 horas e o seguinte itinerário formativo de:
Qualificação em Gestão Empresarial Empreendedora – 460 horas;
Qualificação em Excelência do Atendimento – 160 horas;
Qualificação em Processos Administrativos – 160 horas;
Qualificação em Gerenciamento de Informações – 160 horas;
Qualificação em Organização de Eventos – 160 horas;
c) Curso de Informática da área de informática e Qualificação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, com 1200 horas e o itinerário formativo de:
Técnico em Auxiliar em Informática – 400 horas;
Técnico em Informática – 400 horas;
d) Curso de Artes Dramática, na área de Produção Cultural e Design, do Catalogo Nacional de Cursos Técnicos, com 800 horas, sendo 120 de estágio e o seguinte itinerário formativo:
Qualificação Técnica de Assistente de Atendimento e Planejamento Publicitário – 160 horas;
Qualificação Técnica de Assistente de Criação Publicitaria – 160 horas;
Qualificação Técnica de Assistente de Mídia– 160 horas;
O Referido Parecer autorizou ainda, a convalidação dos estudos realizados por alunos matriculados e com frequência e aproveitamento nos referidos cursos.
Somente os cursos, Técnico em Contabilidade, Técnico em Administração e Edificações estiveram em funcionamento, atualmente os cursos técnicos estão paralisados. No entanto, a escola pretende retomar o funcionamento de todos eles.
A Escola funciona atualmente com a Educação Básica nos seguintes níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos ofertada nos Níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Em se tratando das especificidades, características socioeconômicas e culturais a escola atende a uma população específica sendo sua comunidade escolar assim formada:
I- Por educandos autônomos que dominam as tecnologias de forma bem avançada, sabem decidir o que realmente querem, estão buscando cada vez mais o conhecimento de uma segunda língua, sendo esta o inglês onde têm acesso aos conteúdos da plataforma UNO INTERNACIONAL, são participativos nos projetos culturais e sociais, valorizando os esportes, respeitam as diferenças, e são bastante receptivos;
II Por pais de formação em sua maioria de nível superior, revelando com isto que o nível cultural dos seus filhos também é bastante amplo uma vez que os mesmos têm acesso aos mais diferentes tipos de lazer como: viagens, praias, teatros, cinema;
II- As famílias são de classe média, e média alta. Sendo uma clientela que possui contato direto com o mundo tecnológico com acesso as tecnologias de última geração, é participante no processo ensino aprendizagem e colaboram na realização dos projetos escolares nos quais seus filhos e filhas participam.
E neste contexto, a escola trabalha na perspectiva de abrir os horizontes para a compreensão de outras culturas, outras linguagens e um novo modo de pensar, em um mundo cada vez mais próximo, enfrentando desafios, quebrando as barreiras socioeconômicas e socioemocionais que permite construir uma sociedade pluralista, identificando os obstáculos que dificultam o sucesso no processo de aprendizagem e assim criar novos espaços, tornando o ensino e a aprendizagem um processo prazeroso cultivando uma interação continua entre família e escola, reconhecendo e respeitando as diferenças e os valores, livre de preconceitos, fazendo com que esta comunidade desenvolva valores educacionais e metodologias que permita reconhecer e trabalhar as diferenças através do aprender em conjunto, em prol da excelência na qualidade do ensino, sempre buscando a criatividade e colaboração de todos para que juntos, possamos nos motivar para aprender e ensinar com paixão pelo conhecimento.
A comunidade escolar – Escola Coelho Neto, reconhece as diferenças, valorizando a situação de cada um de acordo com as especificidades e potencialidades, assegurando e fortalecendo os princípios éticos, estéticos e políticos, sendo isto, o segredo de uma boa relação da escola com a família ouvindo os sujeitos com equidade, ou seja, a igualdade de oportunidades para que todos possam desenvolver suas habilidades de acordo com a realidade de cada um, valorizando as raízes e a cultura e respeitando suas transformações compreendendo que se faz necessário saber que o passado sendo agregando aos valores faz nascer um futuro promissor.